'O Artista' é o grande vencedor da festa do 84º Oscar

Os filmes que fazem homenagens ao cinema foram os que conquistaram mais estatuetas da 84º festa do Oscar, apresentada pelo ator Billy Crysta, que assumiu a tarefa pela nona vez. "O Artista" e "A Invenção de Hugo Cabret" arrebataram cinco prêmios cada um, mas a produção franco-belga em preto-e-branco venceu nas categorias principais, enquanto o filme de Martin Scorsese conquistou estatuetas principalmente em categorias técnicas.

AE, Agência Estado

27 de fevereiro de 2012 | 11h32

"O Artista", filme mudo de Michel Hazanavicius conquistou o Oscar de melhor filme, melhor diretor e melhor ator para Jean Dujardin, que interpreta um ator que vê sua carreira em perigo com a chegada dos filmes falados. O filme também recebeu o prêmio de melhor figurino e trilha sonora.

Já "A Invenção de Hugo Cabret", produção em 3-D de Scorsese que mistura uma aventura familiar com um pedido pela preservação dos filmes, recebeu Oscar por fotografia, direção de arte, mixagem de som, edição de som e efeitos visuais.

Meryl Streep venceu a disputa com Viola Davis (de Histórias Cruzadas) e ganhou o terceiro Oscar da carreira por sua interpretação da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, em "A Dama de Ferro". A cinebiografia também conquistou a estatueta de melhor maquiagem.

Embora seja a atriz mais indicada da história do Oscar, com 17 indicações, Meryl não ganhava um Oscar desde 1983, quando recebeu o prêmio de melhor atriz por "A Escolha de Sofia".

Não houve surpresas entre os vencedores das categorias melhor atriz e ator coadjuvantes: Octavia Spencer recebeu a estatueta por "Histórias Cruzadas" e Christopher Plummer faturou o prêmio por "Toda Forma de Amor", tornando-se aos 82 anos o ator mais velho a conquistar um Oscar.

O Brasil, que concorria em apenas uma categoria e contra apenas um concorrente, não levou o Oscar. A canção "Real in Rio", de Carlinhos Brown e Sérgio Mendes pelo filme "Rio" não foi a favorita dos membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que deram prêmio para "Man or Muppet", de Bret McKenzie, do filme "Os Muppets". As informações são da Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
EUAOscarvencedores

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.