07 de abril de 2010 | 00h00
Briga entre Macedônia e Grécia perto do fim
Gregos e macedônios vivem às turras por causa do nome adotado pela ex-república iugoslava após sua independência, em 1991. Na época, Atenas fez campanha contra o reconhecimento da Macedônia, argumentando que o nome está ligado à história grega e pertence a uma de suas províncias. A solução para que o país entrasse na ONU foi batizá-lo de Ex-República Iugoslava da Macedônia. Há quase uma década, por causa do disputa, a Grécia veta a entrada dos macedônios na União Europeia. A birra, que já dura 19 anos, está perto do fim. Na segunda-feira, um diplomata grego disse que seu país cedeu e permitirá que o vizinho se chame "Macedônia do Norte". Só falta os macedônios aceitarem.
FOREIGN POLICY
Petraeus nega ser candidato a presidente
Em uma descontraída entrevista à revista Foreign Policy, o general David Petraeus, comandante das forças americanas no Iraque e no Afeganistão, disse que não será candidato a presidente dos EUA. "Não (serei candidato), não consigo ser mais categórico do que isso", disse o general Petraeus.
LOS ANGELES TIMES
Ativistas criticam ajuda à elite militar indonésia
Os planos dos EUA de treinar a Kopassus, elite do Exército indonésio, que é acusada de abusos de direitos humanos, irritou ativistas de direitos humanos. A Kopassus está envolvida em sequestros, desaparecimentos e assassinatos, dentro da Indonésia e nos países vizinhos de Timor Leste e Papua-Nova Guiné.
THE WASHINGTON POST
Rússia muda posição sobre tragédia de Katyn
O massacre de Katyn é bem conhecido. Em 1940, os soviéticos assassinaram 20 mil poloneses, a maioria numa floresta perto da vila de Katyn. Stalin culpou os nazistas e a Rússia nunca admitiu a culpa. Na sexta-feira, a TV estatal russa exibiu o filme Katyn, que conta a verdadeira história do massacre, o que causou surpresa na Polônia. Varsóvia vê a mudança de atitude como um gesto de aproximação do premiê Vladimir Putin.
Após a Páscoa
O combustível subiu na Itália e os consumidores chiaram. Abaixo, o preço médio do litro de gasolina comum (em US$):
Itália 1,90
França 1,87
Brasil 1,42
EUA 0,74
Venezuela 0,02
6 bilhões DE MÚSICAS JÁ FORAM VENDIDAS NO ITUNES
Encontrou algum erro? Entre em contato