'O momento é bom para blefes'

James Panton, Cientista político da universidade de Oxford

, O Estado de S.Paulo

30 de abril de 2010 | 00h00

PARIS

Em entrevista ao Estado, James Panton, cientista político de Oxford, fala sobre o risco da divisão do Parlamento em três forças políticas e afirma que a definição de uma coalizão na Grã-Bretanha só virá após a votação de 6 de maio.

O sr. considera possível uma coalizão de Clegg com Brown?

Sim. O momento em que estamos é bom para blefes. Nenhum dos dois quer se apresentar como derrotado, mas quando os liberais concluírem que o resultado não lhes permite governar, veremos ambos os partidos, Conservador e Trabalhista, assediando-os pela formação de um governo.

Pode haver uma coalizão entre Cameron e Clegg?

Tudo pode acontecer se os conservadores considerarem a hipótese de apoiar reformas eleitorais, exigidas pelos liberais. O problema é que o Partido Conservador sempre foi contra.

Nesse momento, qual é o cenário mais provável?

Os conservadores devem vencer, com os liberais em segundo. Mas os conservadores não terão maioria. Nesse caso, tudo o que Cameron pode fazer é contrariar o histórico do Partido Conservador e fazer uma coalizão.

O sr. acredita na formação de um governo sem maioria?

Legalmente, sim. Mas isso seria o colapso do debate político britânico. Os conservadores podem governar em minoria tentando galvanizar o apoio popular em torno de alguns temas, mas não descarto a possibilidade de Cameron, se vencer, convocar novas eleições. / A.N.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.