O que é o congresso do PC

O congresso deve durar do dia 8 ao dia 14. Nesse período, os delegados vão aprovar relatórios e recomendações do 17.º Comitê Central, entre as quais estão a expulsão do partido do ex-dirigente de Chongqing Bo Xilai e do ex-ministro das Ferrovias Liu Zhijun ambos acusados de corrupção.

O Estado de S.Paulo

04 de novembro de 2012 | 02h04

Na abertura da reunião, o atual secretário-geral do partido e presidente da China, Hu Jintao, fará seu último discurso como líder máximo, no qual deverá apresentar uma visão rósea de seus dez anos de governo, que viram a ascensão da China ao posto de segunda maior economia do mundo.

A decisão mais importante dos 2.270 delegados do congresso será a eleição dos integrantes do 18.º Comitê Central, que se reunirão no dia seguinte ao do encerramento do congresso para apontar os novos integrantes do Politburo e de seu Comitê Permanente.

Depois de "eleitos", os sete ou nove integrantes da cúpula do poder farão uma fila em uma sala onde estarão outros membros do partido e a imprensa. A ordem em que eles se apresentam revela a posição que terão dentro do Comitê Permanente do Politburo.

Todas essas mudanças são relativas ao Partido Comunista. A transição no governo ocorrerá apenas em março, durante o Congresso Nacional do Povo. / C.T.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.