Jacquelyn Martin/AP
Jacquelyn Martin/AP

Obama afirma que acordo com Irã é melhor estratégia

Presidente norte-americano disse acreditar que o acordo impede o Irã de avançar em seu programa nuclear nos próximos seis meses

WASHINGTON, Agência Estado

07 de dezembro de 2013 | 17h45

O presidente dos Estados Unidos Barack Obama afirmou que o recente acordo nuclear com o Irã é a melhor estratégia para prevenir que Teerã adquira armas nucleares. Durante um fórum em Washington neste sábado, 7, Obama disse acreditar que o acordo impede o Irã de avançar em seu programa nuclear nos próximos seis meses. Segundo ele, ao longo desse período, o mundo irá testar o país árabe e analisar a possibilidade da crise ser resolvida diplomaticamente.

Obama considerou que o acordo paralisa e reverte elementos centrais do programa nuclear iraniano. Isso obrigaria o país a eliminar os estoques de urânio enriquecido, parar a adição de novas centrífugas e cessar o trabalho nos reatores que potencialmente poderiam produzir plutônio.

O presidente norte-americano reconheceu ainda algumas diferenças táticas com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, mas afirmou que os objetivos dos EUA e de Israel são os mesmos. Fonte: Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
ObamaIrãacordo nuclear

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.