Obama ameaça ANP caso Israel seja levado à ONU

O presidente dos Estados Unidos advertiu os palestinos sobre as "repercussões" que podem ocorrer caso eles pressionem o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) a realizar uma votação contra os assentamentos israelenses, informou um integrante da Autoridade Nacional Palestina (ANP) hoje.

AE, Agência Estado

18 de fevereiro de 2011 | 16h40

"O presidente Obama ameaçou, na noite de quinta-feira, tomar medidas contra a ANP se insistirmos em ir ao Conselho de Segurança para condenar as atividades nos assentamentos judaicos e exigirmos que sejam interrompidas", disse um importante membro da ANP à agência France Presse.

As declarações de Obama foram feitas durante uma ligação telefônica de uma hora entre os dois governantes na noite de ontem, na qual o líder norte-americano tentou dissuadir o presidente da ANP, Mahmoud Abbas, a apoiar uma votação no Conselho de Segurança que deve acontecer hoje.

Durante o telefonema, Obama disse a Abbas que "haverá repercussões para as relações entre palestinos e norte-americanos se você mantiver seus esforços para ir ao Conselho de Segurança e ignorar nossos pedidos sobre esta questão, principalmente porque sugerimos outras alternativas". As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
ObamapalestinosIsraeldenúnciaONU

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.