Jason Reed/Reuters
Jason Reed/Reuters

Obama aterrissa no Chile e encontra presidente Piñera

Líder norte-americano chegou em Santiago após deixar o Rio de Janeiro nesta segunda; espera-se um discurso mais contudente sobre a relação dos EUA com a América Latina

estadão.com.br

21 de março de 2011 | 13h45

O presidente dos Estados Unidos Barack Obama chegou nesta segunda-feira em Santiago, no Chile, após visitar o Brasil no último fim de semana. O líder norte-americano faz uma viagem pela América do Sul e vai, em seguida, El Salvador.

 

O avião presidencial Air Force One aterrissou às 13h10 no aeroporto internacional da capital chilena, trazendo do Rio de Janeiro Obama, sua esposa Michelle e as filhas Sacha e Malia. Ele foi recebido com tapete vermelho pelo chanceler chileno Alfredo Moreno.

 

Obama segue para o Palácio da Moneda, onde se encontra com o presidente chileno Sebastián Piñera. Após a reunião, é esperado que o presidente faça um discurso à América Latina em que deverá propor uma relção de igual para igual entre os Estados Unidos e a região, superando a visão paternalista.

 

A América Latina tem sido deixada em segundo plano na conformação da política externa norte-americana nos últimos anos - o foco principal ficando apenas nas relações bilaterais. A viagem de Obama - e o discurso no Chile, onde fica até esta terça-feira - seriam gestos para cobrir essa lacuna.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.