Obama completa 100 dias com 68% de aprovação

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, completa cem dias de governo hoje como o presidente mais popular desde Ronald Reagan (1981-1989). Uma pesquisa divulgada por The New York Times/CBS News indicou que 68% dos americanos aprovam o governo de Obama - a mesma porcentagem que Reagan atingiu no período inicial de Casa Branca, há mais de duas décadas.

AE, Agencia Estado

29 de abril de 2009 | 08h40

O mais impressionante, porém, foi a capacidade que Obama teve de manter os altos índices de popularidade, apesar do grande número de medidas polêmicas adotadas no início de seu mandato. Em menos de quatro meses, ele rompeu quase completamente com as políticas defendidas por seu antecessor, George W. Bush, defendendo uma reaproximação dos EUA com o Irã, assumindo uma posição contra as leis antiaborto e liberando financiamento para as pesquisas com células-tronco embrionárias.

?Obama continua se beneficiando do desejo do povo por mudanças após anos de decepções do governo Bush?, afirmou ao Estado o analista Thomas Mann, da Brookings Institution, em Washington. ?Os americanos sabem que Obama não criou os problemas atuais. Por isso, estão sendo pacientes, pelo menos por enquanto.? Segundo Mann, a popularidade de Obama não foi afetada pelas polêmicas questões que ele aborda por causa do contexto econômico no país. ?As questões culturais têm menos influência em tempos de crise, mas mesmo assim Obama está trabalhando para reduzir as divisões e aproveitar-se da liberalização de alguns temas sociais, como o casamento homossexual?, explicou Mann. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Tudo o que sabemos sobre:
EUAObama100 dias

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.