Pablo Martinez Monsivais/AP
Pablo Martinez Monsivais/AP

Obama dará primeira entrevista coletiva do ano na Superterça

Objetivo é desviar a atenção das prévias que definirão o rival republicano nas eleições em novembro

Efe,

05 de março de 2012 | 15h39

Texto atualizado às 17h36

 

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fará uma entrevista coletiva nesta terça-feira, 6, horas antes de serem anunciados os resultados da Superterça, dia em que dez estados americanos votam para escolher o candidato presidencial republicano.

 

Veja também:

blog CHACRA: Para desespero de Obama, Romney volta a se fortalecer

blog PARA ENTENDER: Os Super-Pacs

tabela ESPECIAL: Eleições nos EUA 2012

Numa breve mensagem publicada em sua conta no Twitter, o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, anunciou que o encontro com a imprensa acontecerá "amanhã (terça) pela tarde", sem definir a hora exata.

Esta será a primeira entrevista coletiva do ano de Obama. O último encontro do presidente com a imprensa ocorreu durante a cúpula anual do Fórum de Cooperação Ásia-Pacífico (Apec), no Havaí, em 13 de novembro do ano passado. A última entrevista coletiva formal na Casa Branca foi em 6 de outubro de 2011.

O objetivo de Obama é desviar a atenção da Superterça republicana, que será essencial para definir quem enfrentará o atual presidente dos EUA nas eleições de novembro.

Além disso, ocorrerá um dia depois do encontro entre Obama e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que se reunirão nesta segunda-feira para discutir, entre outros temas, a possibilidade de Israel atacar o Irã como forma de barrar o desenvolvimento do programa nuclear do país persa.

Republicanos

 

A jornada de terça é o momento mais importante do calendário das primárias republicanas. Os eleitores do Alasca, Geórgia, Idaho, Massachusetts, Dakota do Norte, Ohio, Oklahoma, Tennessee, Vermont e Virgínia irão amanhã às urnas, num dia em que serão escolhidos 419 dos 1.144 delegados necessários para um candidato garantir sua nomeação para as eleições presidenciais.

Tudo o que sabemos sobre:
eleicoes-noa-euaObamaRepublicanos

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.