Obama diz que Egito deve agir rapidamente para explicar mudanças políticas

Presidente americano também pediu uma explicação clara e inequívoca sobre o processo que levará à democracia.

Alessandra Corrêa, BBC

10 de fevereiro de 2011 | 23h24

Declarações de Obama foram feitas poucas horas após discurso de Mubarak

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que o Egito deve agir rapidamente para explicar as mudanças políticas desta quinta-feira.

"Nós instamos ao governo egípcio que aja rapidamente para explicar as mudanças que foram feitas, e para falar em uma linguagem clara e inequívoca sobre o processo, passo a passo, que irá levar à democracia e ao governo representativo que o povo do Egito busca", disse Obama, em um comunicado divulgado pela Casa Branca.

As declarações de Obama foram feitas poucas horas após o pronunciamento do presidente egípcio, Hosni Mubarak.

Fúria

Contrariando as expectativas, Mubarak não renunciou ao cargo, provocando a fúria de manifestantes reunidos na Praça Tahrir, no centro do Cairo.

Mubarak apenas transferiu parte de seus poderes para vice, Omar Suleiman, e prometeu entregar o poder ao vencedor das eleições presidenciais programadas para setembro.

Obama assistiu ao pronunciameto de Mubarak, transmitido ao vivo pela TV, e logo após se reuniu com sua equipe de segurança nacional.BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.