Obama e Merkel reafirmam cooperação

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, conversou com a primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, sobre a cooperação entre os dois países.

AE, Agência Estado

15 de julho de 2014 | 22h44

Essa foi a primeira conversa dos líderes desde que a Alemanha expulsou o chefe da CIA em Berlim em resposta às denúncias que ele teria cooptado dois alemães para trabalhar como espiões para Washington.

O vice-conselheiro de segurança nacional de Obama, Ben Rhodes, disse que os dois líderes também conversaram sobre as crises na Ucrânia e no Irã. A Casa Branca não forneceu mais informações a respeito do diálogo entre o presidente dos EUA e a chanceler alemã.

A conversa ocorre em meio ao desgate das relações entre os EUA e a Alemanha devido às revelações de espionagem norte-americana. A Casa Branca se recusou a comentar o caso, mas ressaltou a importância da manutenção dos laços entre os dois países.

No ano passado, vieram à público denúncias de que a Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) monitorava as ligações do celular pessoal da chanceler da Alemanha. Fonte: Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
EUAAlemanhaespionagemObamaMerkel

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.