Obama é recebido em Londres pela rainha Elizabeth II

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e sua mulher, Michelle, foram recebidos no Palácio de Buckingham hoje pela rainha Elizabeth II, no início de uma visita oficial à Grã-Bretanha, uma rara honra para um líder norte-americano. A monarca e seu marido, príncipe Philip, cumprimentaram a família em uma tarde ensolarada e com vento em Londres.

AE, Agência Estado

24 de maio de 2011 | 11h38

Após um tour privado pelo palácio, os dois casais foram a uma área onde foi desferida pela guarda uma salva de tiros para homenagear as visitas. O casal presidencial ficará por duas noites no palácio, a convite da rainha. Eles ficarão em uma suíte com seis cômodos, usada pela última vez pelo príncipe William e por Kate Middleton na noite de seu casamento.

O jovem casal - agora duque e duquesa de Cambridge - teve um breve encontro com os norte-americanos hoje, antes da cerimônia de recepção no palácio, mas não participarão de um grande banquete em homenagem a Obama nesta noite.

Obama foi recebido em almoço privado no palácio, e então fez um tour pela galeria de arte particular da monarquia britânica. A rainha escolheu algumas peças para mostrar ao presidente que poderiam interessá-lo, como itens do Havaí e obras retratando Abraham Lincoln, um ex-presidente dos EUA bastante admirado por Obama.

O presidente e a primeira-dama começaram o dia sendo cumprimentados pelo príncipe Charles e sua esposa, Camilla, na Winfield House, mansão usada pelo embaixador dos EUA em Londres. O casal presidencial passou ali a noite de ontem, após deixar a Irlanda mais cedo, temendo problemas aéreos causados pelas cinzas expelidas por um vulcão na Islândia.

Obama também deve se encontrar rapidamente com o primeiro-ministro britânico, David Cameron, ainda hoje. As conversas mais importantes dos políticos, porém, ocorrem amanhã, quando Afeganistão, Líbia e a economia global estarão na pauta.

Mesmo durante a viagem, Obama monitora a resposta ao violento tornado que atingiu o Estado norte-americano do Missouri. O presidente já disse que planeja visitar as áreas atingidas no domingo, após voltar da Europa. As informações são da Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
ObamaElizabeth IILondresvisita

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.