Obama e Xi discutem por telefone crise na Ucrânia

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o presidente da China, Xi Jinping, concordaram sobre a importância da manutenção da soberania e integridade territorial da Ucrânia, na primeira conversa entre os dois líderes desde que a Rússia começou a se movimentar na Crimeia.

AE, Agência Estado

10 de março de 2014 | 13h09

A Casa Branca apontou que os dois presidentes falaram por telefone na noite de domingo e que Obama e Xi "afirmaram seu interesse compartilhado em reduzir tensões e identificar uma resolução pacífica para a disputa entre Ucrânia e Rússia".

Obama passou as últimas semanas conclamando líderes mundiais a discutir a turbulência na Ucrânia e tentando obter apoio para possíveis sanções contra a Rússia e para um pacote de ajuda financeira à Ucrânia.

Ainda de acordo com comunicado divulgado pela Casa Branca, Obama e Xi estão empenhados em se manter em contato, acompanhando o desenrolar dos acontecimentos na Ucrânia. Obama disse a Xi que o seu "objetivo primordial" é restaurar a soberania da Ucrânia e garantir que o povo ucraniano possa determinar seu próprio futuro. Fonte: Associated Press e Dow Jones Newswires.

Tudo o que sabemos sobre:
Ucrâniaeuachinasoberania

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.