Obama e Xi Jinping discutem Irã e Coreia do Norte

O próximo encontro entre os líderes será em novembro, durante conferência em Pequim

AE, Agência Estado

15 de julho de 2014 | 01h05

O presidente dos EUA, Barack Obama, conversou com o presidente da China, Xi Jinping, para discutir sobre os programas nucleares do Irã e da Coreia do Norte, informou a Casa Branca.

Obama pediu por cooperação enquanto a comunidade internacional pressiona o Irã a abandonar qualquer desejo de construir armas nucleares, disse o texto. "O presidente também ressaltou a necessidade de melhores comunicações e ações coordenadas com a China para garantir que a Coreia do Norte cumpra os compromissos", acrescentou a Casa branca.

Segundo o comunicado, Obama também disse a Xi que o relacionamento entre os dois governos deveria ser definido pelo aumento da cooperação prática e pelo gerenciamento construtivo das diferenças.

Na semana passada, representantes de alto escalão dos governos de China e EUA participaram de um diálogo estratégico e econômico, embora as conversas tenham resultado em pouco progresso em questões importantes.

Recentemente, as relações entre os dois governos foram abaladas por disputas sobre fronteiras marítimas no Mar do Sul da China, acusações de ciberespionagem, questões de direitos humanos e estratégias com relação à Coreia do Norte.

Obama e Xi devem se encontrar em Pequim, em novembro, durante uma conferência asiática.

Fonte: Associated Press.
Tudo o que sabemos sobre:
Chinaeuacoreia do norteirã

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.