Obama: EUA vão enviar 2º porta-aviões para o Japão

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou hoje que o país enviará um segundo porta-aviões ao Japão, como parte do auxílio à Tóquio, após o terremoto de 8,9 graus seguido por um tsunami, que atingiu a costa leste japonesa. Obama descreveu o desastre como "totalmente desolador". Ele disse que os EUA oferecem ao Japão "qualquer ajuda" que for necessária.

AE, Agência Estado

11 de março de 2011 | 15h50

"As imagens de destruição e inundações que vieram do Japão são totalmente desoladoras", disse o presidente norte-americano, após ter conversado por telefone com o primeiro-ministro japonês, Naoto Kan. Oficialmente, 137 pessoas foram mortas no desastre, mas centenas estão desaparecidas e uma estimativa citada pela agência de notícias Kyodo, do Japão, diz que mais de mil pessoas podem ter morrido.

"Nós já enviamos um porta-aviões ao Japão e outro está a caminho", disse Obama. Segundo ele, outro navio militar dos EUA ruma para o território norte-americano das Ilhas Marianas, para "prestar a assistência que for necessária". As informações são da Dow Jones.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.