CHARLIE NEIBERGALL/AP
CHARLIE NEIBERGALL/AP

Obama faz história e vota antecipado

É a primeira vez que um presidente norte-americano não vota pessoalmente no dia das eleições

ALTAMIRO SILVA JÚNIOR, Agência Estado

24 de outubro de 2012 | 15h17

NOVA YORK - Barack Obama deve fazer história na quinta-feira ao votar antecipado nas eleições presidenciais. Será a primeira vez que um presidente norte-americano não vota pessoalmente no dia oficial das eleições, dia 6 de novembro, de acordo com divulgação da equipe da campanha.

Veja também:

COBERTURA ESPECIAL: Eleições nos EUA 2012

Após debate, candidatos retomam campanhas

Obama e Romney se voltam para economia

Obama vai votar na manhã da quinta-feira em Chicago, informou o presidente em seu Twitter. O horário oficial não foi divulgado, mas autoridades da cidade já preveem um caos no trânsito pela manhã, por conta do forte esquema de segurança que acompanha o presidente norte-americano e da curiosidade das pessoas.

A primeira-dama, Michelle Obama, votou na semana passada. Ela preferiu votar pelo correio. "Acabei de postar meu voto no correio. Não pude esperar o dia da eleição", escreveu no Twitter. O voto antecipado teve papel importante na vitória de Obama sobre o republicano John McCain em 2008 e, por isso, os democratas estão incentivando que os americanos que já se decidiram votem antes do dia 6. Com isso, a campanha pode se concentrar nos eleitores indecisos. As pesquisas mostram Obama e o candidato republicano Mitt Romney tecnicamente empatados.

Em 2008, das 30 milhões de pessoas que votaram antecipado, cerca de 60% optaram por votar em Obama. Em seu Twitter, o atual presidente dos EUA escreveu: "Se seu Estado admite a votação antecipada, faça como eu." Os dados mais recentes mostram que cerca de 5 milhões de eleitores já votaram e a expectativa é que mais 35 milhões de americanos votem antes do dia 6. Nos Estados Unidos, é possível votar antecipado em mais de 30 Estados, seja pessoalmente em uma seção eleitoral ou pelo correio.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.