Yuri Gripas/Reuters
Yuri Gripas/Reuters

Obama felicita judeus pela Páscoa e lembra atentados de Toulouse

Presidente dos EUA disse que 'a história do Êxodo tem milhares de anos, mas continua pertinente'

Efe,

06 de abril de 2012 | 17h33

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, felicitou os judeus pela Páscoa e relembrou os atentados sofridos por esse povo ao longo da história e o recente caso na região de Toulouse (França), em um vídeo divulgado nesta sexta-feira, 6, pela Casa Branca.

"A história do Êxodo tem milhares de anos, mas continua sendo pertinente. Ao longo da nossa história houve sempre aqueles que se concentraram em fazer mal ao povo judeu, fato que lembramos dolorosamente há algumas semanas em Toulouse", disse Obama no vídeo.

O presidente se referiu assim aos atentados cometidos em março em Toulouse e na localidade de Montauban pelo francês de origem argelina Mohammed Merah. O terrorista matou sete pessoas em nome da Al Qaeda, e alguns dias depois foi abatido por forças de segurança.

Obama disse ainda que na Páscoa judaica, quando é lembrada a saída do povo de Israel do Egito, "os judeus de todo o mundo renovam sua fé de que a liberdade prevalecerá em última instância sobre a tirania".

Segundo uma recente pesquisa, 62% dos judeus apoiam Obama na reeleição de novembro, frente a um candidato republicano ainda a ser definido. Nas eleições de 2008, Obama obteve cerca de 80% dos votos de judeus, em disputa com o republicano John McCain.

Nesta sexta, o presidente deverá participar da celebração da Páscoa na Casa Branca, da mesma forma que fez em anos anteriores.

Tudo o que sabemos sobre:
ObamaPáscoa

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.