PUBLICIDADE

Obama inicia 'caravana eleitoral' e ataca republicanos

Presidente viajará pelo Meio-Oeste dos Estados Unidos para conseguir apoio de eleitores

Atualização:

Obama discursa em Decorah, no Estado de Iowa

 

PUBLICIDADE

CANNON FALLS - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, lançou um raro ataque direto nesta segunda-feira, 15, contra o campo presidencial republicano, usando sua primeira parada em uma viagem eleitoral de ônibus ao meio-oeste americano para criticar os pré-candidatos da oposição, os quais rejeitaram a criação de novos impostos para controlar o enorme déficit dos EUA.

 

Obama atacou os republicanos aparentemente em resposta a um debate que aconteceu na semana passada em Iowa, no qual todos os pré-candidatos republicanos rejeitaram a possibilidade de subir impostos, no momento em que a dívida nacional americana superou US$ 14,3 trilhões. Os republicanos afirmam que reduzirão os gastos apenas com os cortes nas despesas do governo.

 

"Pensem sobre isso. Eu quero dizer, o discurso deles não tem sentido comum. É preciso adotar uma abordagem equilibrada", disse Obama em uma reunião em Cannon Falls, Minnesota, no começo de uma viagem rodoviária de três dias por Minnesota, Iowa e Illinois. Obama, em resposta a uma pergunta, rechaçou a postura política do Tea Party, grupo ultraconservador republicano que rejeita qualquer papel de destaque do governo na economia.

 

Obama visita Estados onde venceu as eleições em 2008 e onde agora precisa conter contra-ataques dos republicanos. Oficialmente, a viagem é um evento da Casa Branca, mas na prática já pareceu um evento eleitoral. As informações são da Associated Press.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.