Obama levará agenda de paz urgente em viagem a Israel

O presidente dos EUA, Barack Obama, levará um agenda "urgente" de pacificação para Israel em sua visita ao país, com foco na região e na retomada das negociações entre israelenses e palestinos, afirmou o embaixador dos EUA no país, Dan Shapiro.

AE, Agência Estado

06 de fevereiro de 2013 | 12h33

As declarações de Shapiro foram feitas um dia após a Casa Branca anunciar que Obama viajará para Israel, Cisjordânia e Jordânia na primavera (no hemisfério norte). O mandato anterior de Obama viu as relações com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, se deteriorarem em parte devido a negociações fracassadas com os palestinos, mas também em razão dos diferentes pontos de vista dos dois líderes mundiais. A visita será a primeira de Obama como presidente ao aliado dos EUA.

Shapiro concedeu várias entrevistas para a imprensa israelense na manhã de quarta-feira com a mesma mensagem. "Nós temos uma agenda muito urgente", disse o embaixador a uma rádio. "Nós temos uma agenda muito complexa sobre o Irã, Síria, e a necessidade de levar Israel e os palestinos de volta à mesa de negociação, então, é importante começar o mais rápido possível", acrescentou.

A Casa Branca não revelou a data da viagem de Obama, ou detalhes sobre o itinerário de Obama, mas o Canal 10 de Israel reportou que ela estava prevista para 20 de março. A visita eleva as expectativas de que as conversações de paz entre Israel e Palestinos, que fracassaram há 4 anos, possam ser retomadas. As informações são da Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
ObamaIsrael

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.