PUBLICIDADE

Obama manifesta condolências às famílias das vítimas do tornado em Joplin

Em viagem à Irlanda, presidente americano já instruiu funcionários para dar assistência a autoridades locais

Atualização:

DUBLIN - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, manifestou nesta segunda-feira, 23, suas "profundas condolências" às famílias das vítimas do tornado que na noite de domingo arrasou a cidade de Joplin, no estado do Missouri, informou nesta segunda-feira a Casa Branca.

 

As autoridades do Missouri confirmaram até o momento 89 mortos pela passagem do tornado, que destruiu um terço da cidade de 50 mil habitantes.

 

O presidente deu instruções a seus funcionários para que se mantenham em contato com as autoridades locais para apoiar as tarefas de assistência e reconstrução.

 

PUBLICIDADE

O governador do Missouri, Jay Nixon, declarou na noite de domingo estado de emergência na região e ordenou a mobilização da Guarda Nacional e das equipes de atendimento médico para ajudar no resgate das vítimas.

 

O tornado que atingiu Joplin faz parte de uma cadeia de tempestades que atravessou nesta segunda-feira alguns estados do oeste dos Estados Unidos, como Wisconsin, Minnesota e Missouri.

 

Irlanda

 

Barack Obama chegou nesta segunda a Dublin no começo de uma visita de seis dias à Europa, onde suas conversas estarão dominadas pelos eventos no Oriente Médio.

Publicidade

 

Obama aterrissou na capital irlandesa às 9h25 horário local e imediatamente se dirigiu à residência da presidente irlandesa, Mary McAleese, para uma cerimônia de boas-vindas.

 

O presidente deve ir a Moneygall, o povoado de onde emigrou para os EUA um de seus antepassados, e pronunciar um discurso sobre as relações bilaterais, onde se espera que se refira à crise financeira deste país.

 

Também se reunirá com o primeiro-ministro irlandês, Enda Kenny, antes de seguir amanhã viagem para Londres, a segunda etapa de sua viagem, para uma visita de Estado.

 

A viagem de Obama o levará também a Deauville (França) para participar da cúpula do Grupo dos Oito (G8) e concluirá em Varsóvia para conversas bilaterais com as autoridades polonesas, centradas na defesa do Leste da Europa.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.