Justin Sullivan/AFP
Justin Sullivan/AFP

Obama parabeniza Hillary por vitória e elogia vigor de Sanders durante campanha

Presidente americano elogiou a ex-secretária de Estado por conseguir o número necessário de delegados para ser a candidata democrata à presidência

O Estado de S. Paulo

08 Junho 2016 | 09h00

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, telefonou para a ex-secretária de Estado Hillary Clinton na terça-feira para parabenizá-la por conseguir o número necessário de delegados para ser a candidata presidencial democrata, informou a Casa Branca.

"Sua histórica campanha inspirou milhões e é uma extensão de sua longa luta por famílias da classe média e crianças", disse o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, em comunicado.

"Esta noite, o presidente Obama telefonou para a secretária (de Estado) Clinton e para o senador Sanders. O presidente parabenizou ambos os candidatos por terem realizado campanhas inspiradoras que motivaram os democratas", afirmou o escritório de imprensa da Casa Branca em nota.

Obama também conversou com o pré-candidato democrata Bernie Sanders, e irá encontrá-lo na quinta-feira a pedido do senador, disse Earnest.

"O presidente agradeceu Sanders por energizar milhões de americanos com seu comprometimento em questões como a luta contra desigualdade econômica e influência de interesses especiais na nossa política", acrescentou.

Hillary enfrentará o virtual candidato republicano, o magnata Donald Trump, para decidir nas eleições presidenciais de novembro quem será o sucessor de Obama na Casa Branca em janeiro. /Reuters e EFE

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.