Yuri Gripas/Efe
Yuri Gripas/Efe

Obama pede que Venezuela seja responsável com programa nuclear

Após acordo de Chávez com a Rússia, presidente americano minimiza tensão com Caracas

estadão.com.br,

19 de outubro de 2010 | 18h43

WASHINGTON - O presidente americano, Barack Obama, pediu que a Venezuela atue responsavelmente em seu programa nuclear e reiterou que está interessado em melhorar as relações entre Washington e Caracas. 

Veja também:

link Venezuela e Irã fortalecem laços bilaterais

"Não temos interesse em um aumento de tensão com a Venezuela, ou entre a Venezuela e seus vizinhos, mas a Venezuela deve agir responsavelmente", disse o presidente em uma entrevista à meios de comunicação hispânicos nesta terça-feira, 19.

No último dia 15, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, assinou um acordo com a Rússia para construir uma usina nuclear na Venezuela com auxílio de Moscou.

De acordo com Obama, a relação americana com a América Latina deve ser fortalecido na segunda metade do seu mandato. "Deve haver um consenso sobre a América Latina entre a Casa Branca e o Congresso", disse o presidente.

Cuba

Sobre Cuba, Obama afirmou que as promessas de reformas políticas econômicas do regime de Raúl Castro ainda não se traduziram em resultados suficientes. O embargo americano a Cuba completou 50 anos nesta terça-feira.

Com Efe

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.