Manuel Balce Ceneta/AP
Manuel Balce Ceneta/AP

Obama vai visitar Israel, diz embaixador americano em Tel Aviv

Presidente do Parlamento israelense disse que sensação é que, para Obama, Israel é 'peso'

estadão.com.br,

05 de julho de 2011 | 18h21

TEL AVIV - O embaixador dos Estados Unidos em Tel Aviv, James Cunningham, disse nesta terça-feira, 5, que o presidente Barack Obama visitará Israel. Nenhuma data foi anunciada, contudo.

 

Cunningham disse ao presidente da Knesset (Parlamento israelense), Reuven Rivlin, que Obama quer visitar o país "e o fará", de acordo com o jornal local Jerusalem Post. Segundo a Efe, o diplomata disse que a viagem está nos planos do presidente, mas não revelou quando.

 

Mudança de ambiente

 

O líder do Parlamento teria dito ao diplomata, segundo a Efe, que "os israelenses têm a sensação de que o ambiente na Casa Branca mudou para pior". Segundo Rivlin, "a sensação é que Obama vê Israel mais como um peso do que como um valor estratégico".

 

Rivlin disse ainda que a visita de Obama ao Egito, há dois anos, "incomodou muitos israelenses", porque o presidente não esteve também em Israel. "Não se pode afastar dos sentimentos do público e tentar mudá-los com explicações", disse o político.

 

Cunningham deixará o cargo em breve, segundo a Efe. Ele tem atuado como embaixador dos EUA em Israel nos últimos três anos.

 

Com Efe

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.