Observadores europeus detidos por separatistas na Ucrânia

SLAVYANSK - Forças pró-Rússia detiveram ontem um time de observadores militares que viajava pelo sudeste ucranino com membros da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE). O grupo foi detido na cidade de Slavyansk.

25 de abril de 2014 | 16h18

A porta-voz da prefeitura, Stella Khorosheva, disse que o time tinha, em sua posse, "materiais suspeitos", mas estava desarmado e deveria ser solto logo que fosse concluída uma investigação.

Em sua conta oficial no Twitter, a OSCE disse ter perdido a comunicação com o alemão que chefiava a equipe, mas todos os membros do grupo estavam em segurança.

Slavyansk, com cerca de 120 mil habitantes, é o bastião da sublevação pró-Rússia contra o governo de Kiev, que eclodiu há quase três semanas nas regiões do leste da Ucrânia, cuja maioria da população fala russo.

Insurgentes tomaram estações policiais e prédios do governo em pelo menos dez cidades. Nas últimas semanas, grupos de milícias sequestraram jornalistas nas últimas semanas, aumentando a instabilidade na região. / AP

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.