Ocidente mostra preocupação sobre controle do arsenal da Líbia

Não se sabe se armas estão sob posse de grupos rebeldes ou do governo de Muamar Kadafi

PUBLICIDADE

Atualização:

WASHINGTON - A inteligência dos Estados Unidos e oficiais militares disseram nesta terça-feira, 23, que ninguém pode ter certeza sobre quem está no controle do arsenal da Líbia, que compreende toneladas de gás mostarda, materiais nucleares, mais de 30 mil lançadores de foguetes antiaéreos e outros tipos de armas.

 

 

As fontes afirmaram que os arsenais estão aparentemente sob controle de Kadafi, apesar dos avanços das forças insurgentes sobre Trípoli. A informação pode ser encarada como boa notícia ou não, dependendo se as tropas leais ao coronel honrarem os acordos internacionais e não usarem o material.

 

Um dos temores das autoridades ocidentais é o de que Kadafi possa usar as armas para tentar uma última manobra para repelir a ofensiva insurgente ou que até mesmo a organização terrorista Al-Qaeda as obtenha, disseram as fontes, que falaram sob condição de anonimato.

 

O Departamento de Estado americano destacou duas equipes para manter a segurança onde as armas estão guardadas em áreas sob controle dos rebeldes.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.