15 de novembro de 2012 | 10h17
O governo israelense afirma ter lançado a nova ofensiva em resposta a dezenas de foguetes disparados nos últimos dias por militantes de Gaza contra o sul de Israel, ferindo civis. O operação contou com ataques das forças navais, aéreas e de artilharia do Exército de Israel.
Entre os mortos na ação também encontra-se Ahmed Jabari, comandante do braço militar do grupo palestino Hamas, que controla grande parte da Faixa de Gaza. Jabari, que ocupava o topo de lista de "mais procurados" de Israel desde a invasão de Gaza em 2008, morreu em um ataque aéreo israelense na Cidade de Gaza. Pouco depois, o exército de Israel anunciou que o assassinato do comandante marcava o início de uma operação militar contra milicianos radicados na sitiada Faixa de Gaza.
Após os ataques, autoridades palestinas afirmam que o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, encurtou sua viagem a Europa para lidar com a crise na Faixa de Gaza.
Nos últimos dias, os israelenses discutiram a retomada da política de "assassinatos seletivos" de líderes do Hamas, que consiste numa contestada onda de execuções extrajudiciais. As informações são da Associated Press.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.