OMS se reúne hoje para avaliar alerta sobre gripe suína

O comitê de emergência da Organização Mundial de Saúde (OMS) irá reunir-se hoje para discutir mudança no nível de alerta de risco de deflagração da gripe suína, informou uma porta-voz da OMS, Fadela Chaib. O encontro estava originalmente previsto para amanhã e foi antecipado para hoje. O comitê deverá examinar se a OMS deverá elevar o grau de risco do potencial de a gripe se transformar em uma pandemia do atual nível três para o nível quatro - que indicaria um "aumento significativo no risco de uma pandemia".

CYNTHIA DECLOEDT, Agencia Estado

27 de abril de 2009 | 10h54

A reunião segue-se à possibilidade de que 103 mortes tenham sido causadas pela gripe suína no México e à declaração de emergência pública pelos Estados Unidos. Hoje, a Espanha disse que um jovem de 23 anos vindo do México havia contraído o vírus, o primeiro caso confirmado na Europa.

O assistente geral para a saúde da OMS, Keiji Fukuda, disse ontem que a agência precisa de mais informação sobre o comportamento desse vírus, enquanto considera mudanças nos níveis de alerta pandêmico. "Nós realmente precisamos compreender um pouco mais sobre o comportamento desses vírus", afirmou. Ele advertiu que o vírus suíno, que pode ter infectado 1,6 mil pessoas no México, pode se transformar em um vírus "mais perigoso". As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
gripe suínaOMSpandemia

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.