ONU aumenta em 5% orçamento para 2012-2013

A Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou na segunda-feira o aumento em cerca de 5% os gastos para cobrir as operações regulares em 2012-2013, elevando o orçamento em cerca de US$ 243,3 milhões, para ao redor de US$ 5,4 bilhões.

LUCIANA ANTONELLO XAVIER, Agência Estado

25 de dezembro de 2012 | 12h42

Mais de metade do aumento se deve aos gastos adicionais para algumas das 33 missões especiais políticas que incluem enviados à Síria, Iemen, Líbia, Sul do Sudão e operações no Afeganistão e Iraque.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, não conseguiu aprovação da assembleia para uma proposta-chave, que permitiria que o secretariado da ONU tivesse maior flexibilidade para mover seus funcionários para campos de atuação. A assembleia também aprovou novas taxas que todos os membros da ONU terão de pagar para o orçamento regular.

China, Rússia, Brasil e outros países são economias emergentes que terão de pagar uma contribuição maior, enquanto as da União Europeia irão cair e a parte paga pelos Estados Unidos deve seguir em 22%. As informações são da Associated Press.

Mais conteúdo sobre:
ONUorçamento

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.