ONU enviará ajuda por via aérea do Iraque para Síria

O primeiro envio de ajuda da Organização das Nações Unidas por via aérea para a Síria, a partir do Iraque, levará nos próximos dez dias comida e suprimentos de inverno para o nordeste sírio, uma área de maioria curda, com a permissão dos governos dos dois países, informaram agências de ajuda da ONU nesta terça-feira.

Reuters

10 de dezembro de 2013 | 20h07

A ponte aérea, usando cargueiros comerciais Ilyushin-76, de Arbil, no norte do Iraque, para Hassakeh, na Síria, começará na quinta-feira. Cerca de 12 voos estão programados até domingo, disse o diretor do escritório da agência da ONU para Refugiados no Oriente Médio e Norte da África, Amin Awad.

A porta-voz do Programa Mundial de Alimentos da ONU, Elisabeth Byrs, disse posteriormente que também estão planejadas dez viagens nos próximos dez dias, em uma operação com o objetivo de alimentar mais de 30 mil pessoas por um mês.

O primeiro voo deve transportar 40 toneladas de alimentos, incluindo farinha de trigo, massas, óleo, açúcar, sal, arroz, feijão enlatado e triguilho, disse ela.

"Esta é a primeira vez que a ajuda irá através do Iraque", disse Awad à Reuters, em entrevista em Genebra.

Há cerca de duas semanas a Síria deu permissão para a operação da ONU através da fronteira do Iraque até áreas curdas sírias na província de Hassakeh.

(Por Stephanie Nebehay, com reportagem adicional de Sylvia Westall, em Bagdá)

Tudo o que sabemos sobre:
ONUSIRIAAJUDA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.