ONU está discutindo resolução sobre Ucrânia

O Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) está discutindo uma possível resolução que reafirmaria a soberania e a integridade territorial da Ucrânia, afirmou um diplomata do conselho na noite de ontem.

AE, Agência Estado

13 de março de 2014 | 00h37

O diplomata disse que a resolução teria como objetivo mostrar a forte oposição na ONU à tomada da Crimeia pela Rússia. Os russos, que fazem parte do conselho permanente, muito provavelmente vetarão qualquer resolução.

Outro diplomata da ONU disse que há a expectativa de que a China, um aliado próximo da Rússia que se manifestou a favor da soberania da Ucrânia, irá se abster da votação, em vez de se juntar aos russos no provável veto. Ele também revelou que há uma discussão se a resolução deve ser votada antes ou depois do referendo na Crimeia.

Na tarde desta quinta-feira, o novo primeiro-ministro da Ucrânia, Arseniy Yatsenyuk, falará ao Conselho de Segurança em uma reunião de abertura. Ele deve reiterar que o referendo que será realizado no domingo é ilegal sob a constituição do país.

Os diplomatas também disseram que a Ucrânia planeja levar a ocupação russa na Crimeia à Assembleia Geral da ONU na próxima semana, onde não há poder de veto. Fonte: Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
Ucrâniarússiaonu

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.