ONU quer mais informações sobre programa nuclear do Irã, diz diplomata

Teerã teria fornecido à AIEA apenas alguns dados sobre projeto suspeito

O Estado de S. Paulo

29 de maio de 2015 | 17h14

BRUXELAS - O Irã forneceu mais informações apenas sobre uma área de um projeto nuclear iraniano à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), mas não deu detalhes suficientes sobre a iniciativa, revelou um diplomata que teve acesso a um relatório da agência.

Um grupo de seis países tenta chegar a um acordo com o Irã para impedir o desenvolvimento de uma arma nuclear. Os Estados Unidos e seus parceiros dizem que o governo de Teerã deve apresentar mais informações, antes de um acordo final ser fechado.

O relatório trimestral da AIEA diz que o Irã não apresentou uma nova lista detalhando 12 áreas de um de seus programas, onde Teerã pode ter trabalhado no desenvolvimento de armas nucleares, segundo o diplomata. Teerã nega que tenha trabalhado para desenvolver armas nucleares no passado.

Imagens de satélite continuam mostrando a presença de veículos, equipamentos e materiais de construção na base militar de Parchin, onde autoridades estrangeiras acreditam que o Irã tenha realizado testes nucleares, segundo o diplomata. A AIEA renovou o pedido de acesso ao local. "Os dois lados concordaram em manter o diálogo sobre três medidas práticas e se encontrar no futuro próximo", disse o diplomata. / Dow Jones Newswires

Tudo o que sabemos sobre:
ONUIrãnuclear

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.