ONU realiza segundo dia de consultas sobre Ucrânia

O Conselho de Segurança das Nações Unidas vai realizar uma reunião a portas fechadas pelo segundo dia consecutivo, para discutir a situação atual na Ucrânia.

Agência Estado

01 de março de 2014 | 15h29

O presidente do Conselho de Segurança disse que as consultas diplomáticas informais entre os países membros começaria às 19h GMT (16h de Brasília) deste sábado.

O conselho também realizou consultas a portas fechadas nesta sexta-feira, a pedido do embaixador da Ucrânia na ONU, Yuriy Sergeyev. Segundo ele, a deterioração da situação na península de Crimeia "ameaça a integridade territorial da Ucrânia".

A Ucrânia acusa Moscou de ocupar pontos estratégicos em Crimeia, onde a frota russa do Mar Negro se baseia, e preparar uma invasão militar ao país.

Atendendo a um pedido do presidente Vladimir Putin, o Parlamento da Rússia aprovou hoje uma moção para o uso da força militar em Crimeia, península da Ucrânia rebelde que tenta conquistar maior independência dos novos líderes ucranianos partidários de uma maior aproximação com a União Europeia. Até 1964, a região de Crimeia pertenceu aos russos e ainda é predominantemente pró-Rússia.

Como membro permanente, a Rússia tem poder de veto sobre qualquer resolução do conselho. Fonte: Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
UCRÂNIARÚSSIACRIMEIAONU

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.