Oposição da Lituânia vence eleição parlamentar

O Partido Social Democrata, da oposição na Lituânia, venceu as eleições parlamentares deste domingo (28), indica a contagem parcial de votos publicada no final da noite, pela hora local. O partido é contra as medidas de austeridade pressionadas pela União Europeia (UE) e prometeu parar com os cortes no orçamento.

AE, Agência Estado

28 de outubro de 2012 | 22h05

De acordo com a contagem, os social-democratas obtiveram 38 das 141 cadeiras no Parlamento. Os social-democratas prometeram formar uma coalizão de governo com o Partido Trabalhista, que também é contra a política econômica e obteve 30 cadeiras, e com o partido populista Ordem e Justiça, que conquistou 11 cadeiras. Juntos, os três partidos têm 79 das 141 cadeiras.

Os social-democratas são contra a adesão da Lituânia à zona do euro, que o atual governo marcou para 2014. O partido governista, o conservador União Democrata Cristã, ficou em segundo lugar com 32 deputados. A decisão final sobre quem será o próximo primeiro-ministro deverá ser tomada pela presidente Dália Grybauskaite. As informações são da Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
eleiçõesLituânia

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.