Oposição síria se reúne na Turquia para decidir se participa de Genebra II

Grupo se reúne em Istambul para decidir sobre participação em conferência de paz que potências querem realizar; encontro deve durar até domingo

AE, Agência Estado

09 de novembro de 2013 | 11h57

A oposição síria começou neste sábado uma reunião em Istambul para decidir se participará de uma conferência de paz que as potências globais querem realizar em Genebra.

As negociações envolvem a principal organização que reúne grupos de oposição, a Coalizão Nacional, e aconteceram em um hotel de Istambul. Segundo autoridades, o encontro deve continuar até o fim de domingo.

"Estamos com a tendência a não tomar parte na conferência", disse Samir Nashar, membro da Coalizão. "Será que a posição mudará? Eu não sei, mas o que eu posso dizer é que há intensa ação política (internacional)" pressionando pela participação.

O líder da coalizão, Ahmat Jarba, impôs condições rigorosas para que a oposição participe do encontro. Entre os pedidos, o presidente Bashar Assad deve deixar o poder. Além disso, Ahmat Jarba também quer uma mudança de regime e um cessar-fogo para a duração das negociações.

Já o Conselho Nacional Sírio - um componente crucial da Coalizão - tem se recusado a participar nas negociações, ameaçando sair da Coalizão se alguns de seus membros concordarem em tomar parte. Fonte: Dow Jones Newswires.

Tudo o que sabemos sobre:
síriaoposição

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.