PUBLICIDADE

Oriente Médio é mais seguro sem perigo de bomba iraniana, diz Kerry

De acordo com o secretário de Estado dos EUA, não há mais maneira de o Irã fazer uma bomba em segredo

Atualização:

VIENA - O secretário de Estado americano, John Kerry, confirmou neste sábado em Viena que finalmente chegou o chamado "dia de implementação" do histórico acordo nuclear com o Irã, "o que torna o Oriente Médio mais seguro, já que se reduziu o perigo de uma bomba nuclear iraniana".

"Cada uma das vias para a uma bomba nuclear foram fechadas de forma verificável", garantiu o secretário de Estado, após anunciar que EUA e União Europeia (UE) vão suspender de forma imediata as sanções relacionadas ao programa nuclear que haviam imposto ao Irã.

John Kerry diz que o Oriente Médio está mais seguro após acordo nuclear com o Irã Foto: AP Photo/Ronald Zak

PUBLICIDADE

Kerry garantiu que, graças ao acordo, o tempo que o Irã necessitaria para desenvolver uma bomba atômica passou de dois a três meses para um ano e, além disso, não há mais como fazer uma bomba em segredo.

"Se o Irã alguma vez decidir fazer isto, graças aos passos deste acordo, saberíamos imediatamente e teríamos tempo para responder de forma correspondente", acrescentou.

Além disso, Kerry destacou que este acordo nuclear, pactuado em julho do ano passado e que entrou em vigor hoje, demonstra o "poder da diplomacia" para superar desafios.

Nesse sentido, lembrou que o diálogo iniciado com o Irã sobre o conflito nuclear facilitou a libertação de cinco cidadãos americanos "injustamente presos" nesse país.

Entre os libertados se encontra o correspondente do jornal americano Washington Post em Teerã, que esteve mais de um ano preso por espionagem.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.