Oscar Arias, presidente da Costa Rica, contrai gripe A

O presidente da Costa Rica, Oscar Arias, ganhador do prêmio Nobel da Paz e atual mediador da crise política hondurenha, contraiu o vírus da Influenza A (H1N1), popularmente conhecida como gripe suína. "A pandemia não discrimina", disse Arias, em comunicado divulgado ontem. "Eu sou mais um caso no país e estou sujeito às mesmas recomendações que as autoridades de saúde estabeleceram para toda a população." Já morreram 27 pessoas na Costa Rica devido à nova gripe, e aproximadamente 800 contraíram o vírus.

AE, Agencia Estado

12 de agosto de 2009 | 12h40

O irmão e chefe-de-gabinete do presidente, Rodrigo Arias, disse à nação que o líder deve ficar pelo menos sete dias isolado, porém não deixará o trabalho nesse período. Arias, de 67 anos, sofre de asma crônica e estava com sintomas de gripe há alguns dias. Os testes confirmaram a presença do vírus da Influenza A.

O veterano líder está recentemente envolvido na busca pela resolução da crise em Honduras, encontrando-se com facções rivais que se enfrentam desde a queda do presidente Manuel Zelaya, deposto em um golpe militar no dia 28 de junho. Mayi Antillon, uma porta-voz do governo da Costa Rica, disse que o trabalho de Arias continuará em casa. O líder do pequeno país da América Central chegou à presidência pela primeira vez em 1986. Durante seu primeiro mandato, recebeu o Nobel da Paz após negociar acordos de paz que ajudaram a encerrar muitos conflitos na região.

Dezesseis anos após deixar o poder, iniciou seu segundo mandato em 2006. Por enquanto, porém, não obteve sucesso em sua mediação na crise hondurenha e o impasse persiste. O governo interino, liderado pelo agora presidente Roberto Micheletti, impede a volta de Zelaya ao poder. O atual mandato de Arias termina no dia 8 de maio de 2010. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
gripe suínaCosta RicaOscar Arias

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.