Otan encontra restos de militar e admite captura de outro soldado pelo Taleban

Soldados haviam sido dados como desaparecidos após não voltarem para complexo militar

Efe

27 de julho de 2010 | 08h36

CABUL - As forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) informaram nesta terça-feira, 27, que forças afegãs e da coalizão liderada pelos EUA recuperaram o corpo de um dos soldados desaparecidos na sexta-feira passada. A aliança ainda admitiu que o militar foi capturado pelos insurgentes.

 

Em comunicado, a Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) explicou que soldados afegãos e da coalizão encontraram há dois dias o corpo do militar no leste do Afeganistão após um "exaustivo rastreamento". "A Isaf exige dos sequestradores a segurança e o tratamento adequado de nosso (outro) soldado desaparecido", declarou a organização militar, sem mencionar os taleban diretamente.

 

A Otan, que não especificou em que circunstâncias recuperou os restos mortais do militar, disse que a busca continuará até ter certeza do paradeiro de seu companheiro.

 

A Isaf deu ambos soldados por desaparecidos depois que abandonaram no dia 23 um complexo militar de Cabul e não voltaram a seus postos. O Taleban reivindicou primeiro a captura de dois soldados americanos na província oriental de Logar e depois disse ter matado um e mantido o outro sob custódia.

Tudo o que sabemos sobre:
AfegnaistãoOtanTalebansoldados

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.