Otan pode enviar soldados dos EUA ao Leste Europeu

O comandante militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na Europa, Philip Breedlove, disse que o grupo pode preparar o envio de tropas norte-americanas para os países da aliança na Europa Oriental, se for sentido risco. A autoridade está elaborando medidas contra ameaças militares da Rússia na Ucrânia.

AE, Agência Estado

09 de abril de 2014 | 15h18

Philip Breedlove disse à Associated Press nesta quarta-feira que não descartaria o "envolvimento de qualquer nação, inclusive dos Estados Unidos".

Os ministros das Relações Exteriores da Otan, que inclui 28 nações, deram até terça-feira para Breedlove, que também é general das Forças Aéreas dos EUA, para propor medidas que garantam a segurança de membros da Otan localizados mais próximos da Rússia.

Breedlove disse à AP que "essencialmente, o que estamos a analisando é um pacote de medidas de terra, ar e mar, que criam garantias para nossos aliados orientais".

Ele afirmou que está encarregado "de entregar isso até esta próxima semana ou a próxima". "Eu pretendo entregá-lo em breve", assinalou. Fonte: Associated Press.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.