Markus Schreiber/Pool/AFP
Markus Schreiber/Pool/AFP

Overdose de vacina leva profissionais de saúde alemães ao hospital

Funcionários de casa de repouso receberam cinco vezes a dose recomendada do imunizante da BioNTech-Pfizer

Redação, O Estado de S.Paulo

28 de dezembro de 2020 | 18h42

BERLIM - A campanha de vacinação contra covid-19 da Alemanha foi ofuscada por um incidente no norte do país: oito funcionários de uma casa de repouso receberam uma overdose.

Autoridades distritais da Pomerânia Ocidental-Rúgia disseram que os profissionais, todos da cidade de Stralsund, receberam cinco vezes a dose recomendada da vacina BioNTech-Pfizer no último domingo, 27. Quatro foram hospitalizados para observação depois de desenvolverem sintomas semelhantes aos da gripe.

“Lamento profundamente o incidente. Este caso individual se deve a erros individuais. Espero que todos os afetados não sintam nenhum efeito colateral grave”, disse o chefe distrital, Stefan Kerth, em um comunicado.

O incidente ocorreu depois de alguns distritos alemãs se recusarem a usar vacinas entregues no fim de semana devido à suspeita de que sua refrigeração foi interrompida durante a entrega.

Autoridades da Pomerânia Ocidental-Rúgia destacaram comunicados anteriores da BioNtech segundo os quais doses maiores foram testadas no estudo de estágio inicial sem consequências graves.

A BioNTech apontou para a bula da vacina, que diz que em caso de overdose recomenda-se o monitoramento das funções vitais e possível tratamento sintomático é recomendado. /REUTERS

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.