Países podem fechar o acordo do TPP até o final de 2013

Os negociadores de livre comércio estão "comprometidos" e "no caminho certo" para concluírem ainda neste ano as negociações sobre a Parceria Transpacífico (TPP), um pacto de comércio regional que reuniria 12 economias após a conclusão, disse o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Penny Pritzker.

AE, Agência Estado

09 de outubro de 2013 | 04h32

"Nós podemos, devemos e vamos trabalhar com todas as questões difíceis que permanecem", afirmou Pritzker em um discurso para líderes empresariais em Cingapura, depois de participar da cúpula da Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico, na Indonésia. "Nós temos força e estamos no caminho certo para fechar o acordo da Parceria do TPP até o final do ano", completou, se referindo à data de conclusão apontada como uma meta "ambiciosa."

Seus comentários foram feitos após os negociadores de economias díspares, como Estados Unidos, Japão, Malásia e Vietnã, concluíram nesta terça-feira a sua última rodada de negociações sobre a parceria TPP.

A parceria estabeleceria um acordo de livre comércio tradicional, com tarifas mais baixas entre os países participantes, embora as autoridades digam que as negociações foram complicadas pela adição de novas disposições que vão além do comércio entre fronteiras e se referem à realização de negócios entre os países membros. Fonte: Dow Jones Newswires.

Tudo o que sabemos sobre:
euatranspacíficocomérciopritzker

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.