Panamá realiza no domingo eleições presidenciais

As eleições presidenciais de domingo no Panamá serão disputadas por sete candidatos, mas a votação é vista como um referendo sobre o atual presidente Ricardo Martinelli, que foi impedido pela constituição de buscar um outro mandato de cinco anos.

AE-DJ, Agência Estado

03 Maio 2014 | 15h48

O conservador Martinelli promoveu o boom de uma das economias de crescimento mais rápido da América Latina, mas foi acusado de concentrar muito poder. Sua esposa, Marta Linares, que concorre à vice-presidência pelo partido governista Mudança Democrática juntamente com José Domingo Arias, está em uma disputa acirrada com outros dois candidatos.

A votação de domingo marca a quinta eleição livre desde que protestos cívicos e uma invasão pelos Estados Unidos derrubaram em 1989 Manuel Noriega, colocando um fim a uma ditadura militar de 21 anos. Mas a democracia panamenha, assim como a de outros países da América Latina, ainda é frágil.

Muitos analistas afirmam que Martinelli permanecerá no poder, caso Arias e sua esposa sejam eleitos. Fonte: Dow Jones Newswires.

Mais conteúdo sobre:
PANAMÁ ELEIÇÕES

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.