Papa Bento 16 fratura punho após escorregar e cair na banheira

Segundo Vaticano, acidente ocorrido nas férias do pontífice não foi grave.

Duncan Kennedy, BBC

17 de julho de 2009 | 07h30

O papa Bento 16 sofreu uma fratura no punho direito, após ter sofrido uma queda na casa onde passa férias, na região de Val d'Aosta, no norte da Itália, nesta sexta-feira.

Segundo o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, o ferimento não foi grave e o papa chegou ao hospital andando, acompanhado de seu secretário pessoal.

Ainda de acordo com Lombardi, a queda ocorreu depois que Bento 16 escorregou na banheira. Mesmo após o acidente, o pontífice fez suas orações e tomou café da manhã, antes de ir para o hospital.

Médicos informaram que vão mantê-lo em observação nas próximas horas. Um primeiro raio-X revelou a fratura no punho.

Caminhadas

Desde a segunda-feira, o papa, que tem 82 anos, está passando férias em uma casa de campo feita de pedra e madeira, com vista para o Mont Blanc, nos Alpes.

Assim como seu antecessor, João Paulo 2º, Bento 16 usa o local como base para caminhadas pelas montanhas da região.

Bento 16 planejava permanecer no local até o final de julho, e passaria o resto do verão em sua casa nos arredores de Roma.

Depois de um ano movimentado, que incluiu um encontro com o presidente americano Barack Obama e uma viagem de uma semana ao Oriente Médio, o papa esperava usar suas férias para recarregar suas baterias.

No entanto, não há indícios, por enquanto, de que ele desistirá do descanso nos Alpes por causa do acidente.BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.