18 de agosto de 2009 | 04h39
As forças de segurança paquistaneses detiveram um importante líder da insurgência taleban durante uma operação lançada na região tribal fronteiriça com o Afeganistão, informou nesta terça-feira, 18, um porta-voz militar. "Uma figura importante foi detida nas áreas tribais, mas ainda não podemos confirmar nada", se limitou a dizer o porta-voz do Exército paquistanês, Basir Haider.
Segundo a imprensa paquistanesa, o exército deteve o clérigo Omar, porta-voz do Tehrik-e-Talibã Paquistão (TTP), organização proscrita pelo governo que reúne diferentes grupos talebans do país.
O clérigo Omar, que tem base na demarcação tribal de Bajaur, era um dos porta-vozes mais ativos do TTP, embora nos últimos meses sua presença na imprensa tenha sido muito menor.
Omar foi um dos três membros da insurgência taleban a ter desmentido, nos últimos dias, a morte do líder Baitulá Mehsud, em um ataque americano no último dia 5. Os analistas consideram Omar uma pessoa próxima a Mehsud, apesar de sua base de operações estar a mais de 200 quilômetros do Waziristão do Sul, reduto do líder do TTP.
A polícia também deteve ontem à noite em Islamabad outro estreito colaborador de Mehsud quando recebia tratamento médico em um hospital da capital. Segundo as autoridades paquistanesas, que consideram a morte de Mehsud praticamente confirmada, há disputas internas na cúpula do taleban para escolher o sucessor do líder após sua suposta morte.
Encontrou algum erro? Entre em contato