12 de maio de 2011 | 14h32
O Paquistão afirma que os quatro suspeitos eram membros do grupo militante Tehreek-e-Taliban Pakistan (TTP). Eles foram presos durante uma ação da polícia na área de Pirabad de Karachi, disse o graduado oficial de polícia Omar Shahid em entrevista coletiva.
"A polícia está interrogando quatro homens - Babar Iqbal Babli, Maaz Irfan, Habibur Rehman e Habib Ullah - que o Taleban havia treinado na região tribal do Waziristão do Norte", afirmou Shahid. "Eles nos contaram que o comandante do Taleban Badar Mansoor os havia mandado a Karachi para cometer ataques terroristas contra as forças de segurança e prédios do governo."
Segundo Shahid, o grupo pretendia extorquir dinheiro de empresários e também atacar delegacias, sedes das agências de segurança e alvos do governo. "Nós estamos interrogando os suspeitos sobre alguns ataques terroristas prévios, inclusive explosões na cidade." Três jaquetas suicidas, rifles, pistolas e explosivos foram apreendidos na ação, listou Shahid.
Em grande medida poupada de ataques até recentemente, Karachi - cidade em que tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e dos EUA se abastecem para as lutas no Afeganistão - sofreu ataques recentes contra ônibus da Marinha. O Taleban reivindicou esses ataques, ocorridos no mês passado, que mataram nove pessoas e feriram dezenas.
Mais de 4.240 pessoas morreram no país nos últimos quatro anos em atentados atribuídos à Al-Qaeda e ao Taleban. Autoridades do Paquistão buscam dois homens que lançaram ontem duas granadas no consulado saudita em Karachi, sem deixar feridos. As informações são da Dow Jones.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.