Xinhua, Li Tao/AP
Xinhua, Li Tao/AP

Paradeiro de Xi Jinping continua desconhecido

O vice presidente Xi é considerado o mais provável sucessor do presidente Hu Jintao

AE, Agência Estado

11 de setembro de 2012 | 12h22

PEQUIM - O paradeiro do vice-presidente chinês Xi Jinping continuava desconhecido nesta terça-feira, 11, dez dias depois de sua última aparição pública.

Xi, de 59 anos, é considerado o mais provável sucessor do presidente Hu Jintao. Seu sumiço dos holofotes desencadeou uma série de especulações sobre seu paradeiro, principalmente nas redes sociais.

Questionado hoje durante uma entrevista coletiva em Pequim, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hong lei, disse "não ter informações sobre esse assunto".

Quando um repórter perguntou se Xi "ainda está vivo", Hong respondeu: "Espero que vocês tenham perguntas mais sérias a fazer".

As especulações ganharam força depois de Xi ter desmarcado uma série de eventos oficiais nos últimos dias, inclusive recepções a líderes estrangeiros. Sua última aparição pública foi a sessão inaugural da academia de treinamento do Partido Comunista, em 1º de setembro.

Os rumores vão desde a necessidade de repouso por causa de ferimento sofrido durante alguma prática esportiva à possibilidade de um derrame, de um atentado ou de um simples afastamento para tratar do processo de sucessão na cúpula do governo chinês, previsto para começar dentro de algumas semanas.

 

As informações são da Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
ChinapolíticaXi Jinping

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.