Parlamentares marcam nova eleição israelense para 17 de março

Convocação de novas eleições começou a tomar forma ontem, quando Netanyahu demitiu dois ministros centristas de seu governo

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

 JERUSALÉM - Parlamentares israelenses marcaram para 17 de março uma nova eleição parlamentar. Segundo a rádio, a data foi acertada em reunião dos líderes dos partidos no Parlamento. Pouco depois, o Knesset votou em unanimidade por sua dissolução. 

PUBLICIDADE

A convocação de novas eleições começou a tomar forma ontem, quando o primeiro-ministro Binyamin Netanyahu, de direita, demitiudois ministros centristas de seu governo e pediu a realização de uma eleição antecipada.

O governo de Netanyahu, que foi formado no ano passado, tem travado disputas internas em uma série de questões, incluindo o Orçamento de 2015 e um projeto de lei de Estado judaico que críticos afirmam discriminar cidadãos árabes.

Duas pesquisas divulgadas por emissoras de TV na terça-feira mostraram o partido de Netanyahu, o Likud, como favorito para ser o maior do Parlamento mais uma vez, se as eleições fossem hoje, o que praticamente garante ao premiê um quarto mandato.

A próxima eleição não estava prevista para antes de 2017, mas Netanyahu anunciou que desejava dissolver o Parlamento "o quanto antes possível" e realizar eleições.

Ele também demitiu os ministros das Finanças, Yair Lapid, e da Justiça, Tzipi Livni, os líderes de dois partidos de centro que vinham criticando os membros de direita que predominam no gabinete ministerial. /REUTERS 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.