Parlamento britânico obriga governo a apresentar plano B do Brexit em 3 dias

Deputados aprovam emenda que diminui em 18 dias o tempo de reação da premiê Theresa May caso seu acordo não seja aprovado na votação parlamentar da próxima semana

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

LONDRES - O Parlamento do Reino Unido aprovou nesta quarta-feira, 9, uma emenda que obriga o governo a apresentar um "plano B" do Brexit em três dias, se o acordo de saída do país da União Europeia (UE) for rejeitado na votação da próxima terça-feira, 15.

A Câmara do Comuns aprovou - por 308 votos a favor e 297 contra - a emenda apresentada pelo deputado conservador Dominic Grieve, que diminui em 18 dias o tempo de reação do governo da primeira-ministra Theresa May se seu acordo não passar pela votação parlamentar na próxima semana.

Deputados britânicos encurtaram prazo para premiê Theresa May apresentar plano B ao Brexit Foto: AFP

PUBLICIDADE

A aceitação da iniciativa por parte do presidente da Câmara, John Bercow, causou grande aborrecimento entre os deputados conservadores, que alegaram que não há precedentes sobre emendas à agenda parlamentar proposta pelo governo.

Essa foi a segunda derrota do governo no Parlamento nesta semana, depois de os deputados aprovarem na véspera emenda para limitar a possibilidade de um Brexit sem acordo. / EFE e AFP

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.