Parlamento da Grécia aprova 3º pacote de resgate graças a apoio da oposição

O Parlamento da Grécia aprovou hoje o terceiro pacote de resgate de Atenas com os credores do país, numa votação que dependeu do apoio de oposicionistas e levou a coalizão governista a enfrentar um forte movimento dissidente.

Estadão Conteúdo

14 de agosto de 2015 | 05h00

A aprovação, que se deu por 222 votos a favor e 64 contra, veio após uma sessão que atravessou a madrugada e foi marcada por atrasos e longos debates sobre o pacote de três anos, no valor de cerca de 85 bilhões de euros (US$ 93 bilhões) e que prevê profundos cortes de gastos e aumentos de impostos.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, tem sofrido graves críticas da linha-dura de seu próprio partido, o esquerdista Syriza, por ter cedido às exigências dos credores de introduzir medidas de austeridade. Muitos dos integrantes do Syriza votaram contra o resgate. A dissidência ameaça gerar uma ruptura no partido e levar a uma eventual convocação de eleições antecipadas.

A Grécia precisava aprovar o pacote antes de os ministros de Finanças da zona do euro - que formam o Eurogrupo - se reunirem nesta sexta-feira para discutir o assunto. Fontes: Associated Press e Dow Jones Newswires.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.