Parlamento do Kosovo escolhe novo presidente

O empresário Behgjet Pacolli, de 59 anos, foi escolhido hoje pelo Parlamento de Kosovo para ser o novo presidente do território balcânico. Ele foi eleito com 62 votos a favor e quatro contra. Pouco depois, o ex-líder rebelde Hashim Thaci foi escolhido, por 65 votos a 1, para um segundo mandato como primeiro-ministro.

AE, Agência Estado

22 de fevereiro de 2011 | 17h16

Pouco mais da metade dos 120 parlamentares esteve presente às votações nas quais foram eleitos o presidente e o primeiro-ministro. A maior parte dos legisladores oposicionistas abandonou o recinto em protesto contra as candidaturas.

Pacolli foi eleito somente em terceiro turno, depois de não ter conseguido assegurar o mínimo de 80 votos exigido por lei nos dois primeiros turnos. O empresário é a segunda pessoa a ocupar a presidência do Kosovo desde fevereiro de 2008, quando o território declarou-se independente da Sérvia.

Thaci, por sua vez, liderará uma coalizão de governo que terá de fazer frente a crescentes tensões sociais e a uma nova rodada de negociações com a Sérvia na busca por soluções para uma série de disputas. O chefe de governo enfrenta ainda acusações segundo as quais integrantes do hoje desmobilizado Exército de Libertação de Kosovo (ELK) teriam vendido órgãos extraídos de seus prisioneiros. As informações são da Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
KosovoParlamentopresidente

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.