01 de julho de 2014 | 09h16
A extensão do mandato do deputado alemão foi definida depois do sucesso do Parlamento em conseguir que seu candidato, Jean-Claude Juncker, fosse nomeado presidente da Comissão Europeia e mostra a determinação dos parlamentares em ter maior influência na Europa.
"Hoje, ninguém pode contornar o Parlamento da UE", disse Schulz, um ex-gerente de livraria de uma pequena cidade perto da fronteira da Bélgica com a Alemanha.
Dos 612 votos válidos no Parlamento com sede em Estrasburgo, Schulz recebeu 409.
Ele declarou aos repórteres que vai concentrar-se nas questões da reforma tributária e na especulação no mercado financeiro.
A nova legislatura também terá de ratificar um ambicioso acordo de livre-comércio entre a União Europeia e os Estados unidos, se as negociações entre Bruxelas e Washington forem bem-sucedidas.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.